sexta-feira, 8 de julho de 2011

A PSICOLOGIA POSITIVA NA EDUCAÇÃO

PSICOLOGIA POSITIVA NA EDUCAÇÃO

A Psicologia enquanto ciência, estuda o comportamento humano, preocupando-se com fenômenos ligados à personalidade, tais como virtudes e defeitos, ansiedades, frustrações, relações afetivas, ou seja, emoções humanas em geral.
A Psicologia Positiva é uma vertente dessa ciência que enfatiza os aspectos bons do comportamento humano, como alegria, felicidade, otimismo, amor, criatividade etc. Ela estuda o peso dos aspectos positivos da vida , bem como o "desabrochar" e "florescer", no equilíbrio físico e mental.
Seu criador foi o psicólogo americano Martin Seligman, que a define como sendo "o estudo científico do funcionamento humano ideal que visa descobrir e promover os fatores que permitem que indíviduos e comunidades prosperem.
O objetivo da Psicologia Positiva, portanto, é catalisar uma mudança no foco da Psicologia deixando de se preocupar apenas em repassar coisas ruins da vida, mas também em construir boas qualidades.
Quanto ao campo de atuação, pode-se dizer que  ela atua no nível das experiências subjetivas: bem-estar, satisfacão esperança, otimismo e felicidade. No nível individual, trata de questões como capacidade para amar, vocação, habilidades interpessoais, perseverança, e sabedoria. Em um terceiro nível, a Psicologia Positiva atua frente às virtudes cívicas e valores que levam as pessoas a serem melhores como cidadãos: responsabilidade, altruísmo, moderação, tolerância e ética no trabalho, questões que se relacionam tanto ao adulto quanto jovens, criaanças e adolescentes. Portanto, não deixa de tratar de assuntos relacionados com a educação. Assim, alcançar o sucesso no ambiente escolar passa a ser uma realidade desde quando a Psicologia Positiva aumenta a resiliência(capacidade para lidar com a situação de bullying), a autoestima e aumenta as emoções positivas.
Vale ressaltar que as vítimas de bullying podem continuar a sofrer os resultados negativos do assédio para além do período escolar. Podem apresentar prejuuízos em suas relações de trabalho, depressão e baixa autoestima quando adultos.
No ambiente escolar ter a possibilidade de elevar a percepção e unicidade é algo fantástico, pois diversos problemas de disciplina dos alunos decorrem de situações como disputa por popularidae, rivalidade entre grupos, preconceito e o já citado bullying, motivo de grande preocupação dos pais, professores, diretores e profissionais de saúde visto que muitos alunos são pouco sociáveis e inseguros e com poucos amigos, sendo frequentemente passivos e quietos, não dispondo de habilidades para reagir ou fazer cessar os atos de agressividade sofridos.

Fonte: Geografia-Periódicos do FDE
            Ministério da Educação
             por DANILA LEVY


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