quinta-feira, 7 de julho de 2011

Composição da Alma

" Nossa alma é composta de três faculdades: a inteligência, a vontade e a sensibilidade.
Por essa deficiência inata, a inteligência pode errar na busca da verdade, a vontade pode elaudiar na busca do bem e a sensibilidade pode prevalecer sobre ambas, na busca egemônica do prazer sensível. "

                                                                     VEJA                       


Dentre as caracteriísticas da natureza humana, duas delas são essenciais para explicar a dependência do ser humano:
1- Nenhum homem é apto por si só. Isso prova que ele tem limitações que o impedem de ser um ser completo necessitando viver em sociedade. Se o mesmo não vive em sociedadee não pode ser considerado "humano" pois até mesmo para a perpetuação da espécie, depende da formação de uma associação chamada família uma vez que a continuidade da existência dos seres humanos vai além do ato de gerar um outro ser, pressupondo a nutrição, a proteção e a educação da prole, atividade que se estende por muitos anos e pressupõe a colaboração entre o homem e a mulher.
2- Dualidade e ambivalência é a seegunda pois sendo o homem um animal racional e, portaanto livre, age pelos instintos mas se aperfeiçoa moralmente. Pela razão é capazz de entender a capacidade de seus atos e se dirigir a ela. Pode escolher aquilo que deseja em virtude do livre-arbítrio, entretanto, nossa natureza não nos coloca na situação de escolher  somente o que é bom. podemos, lamentavelmente, pelo exercício defeituosoo da liberdade psicológica, preferir o que é mau e as provas dessa afirmação são tão abundantes que dispensam maiores comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário