sábado, 9 de julho de 2011

Os Meios de comunicação: Recursos Didátticos Indispensáveis em Sala de Aula

Já está mais do que claro que os meios de comunicação são grandes aliados do educador por causar um grande impacto na educação escolar e na vida cotidiana dos educandos.
 Na medida que a curiosidade nascida  na rua, em casa, nos livros e nos diferentes contatos que os educandos  têm com o "mundo" cresce,  torna-se mais  difícil  ser elucidada apenas com uma simples aula expositiva. Surge  então a importância do uso de Recursos Didáticos que deixem as aulas mais atraentes, dinâmicas e participativas, os alunos mais interessados pelos assuntos trabalhados e suas curiosidades mais perto de serem sanadas.

Afinal, quais recursos podem ser usados ?

A resposta é simples: Todo e qualquer recurso que vise a realidade do aluno. A  televisão é uma grande aliadas pois alem de tornar as aulas menos monótonas e mais dinâmicas, prende a atenção e contribue para uma aprendizagem mais significativa. Ela éconsiderada o maior veículo de comunicação de massa, porque é ela que atinge a maior quantidade de público e também a que mais influencia. Suas mensagens são recebidas em praticamente todos os lares e em todas as camadas da sociedade, sendo o mais poderoso meio de comunicação do século XXI. Cabe ao professor usá-la de forma positiva buscando programas que os alunos assistam e tentem relacionar com os conteúdoss trabalhados promovendo debates e discussões que possam esclarecer dúvidas e questões relacionadas com o dia-a-dia. 
Os textos e as Imagens, os slides e os vídeos, também podem servir de referencia para ilustrar ou mostrar conteúdos de maneira atual e bem dinâmica.
A música é também uma grande aliada pois independente do genero  musical apreciado pelos alunos, o professor pode trazer temas que são discutidos nas mesmas e buscar interpretá-las nas aulas. Ela  está muito ligada á cultura brasileira pois alem de convivermos com ela ao longo de nosso dia-a-dia, no trabalho, em casa, na rua, . . . pode se tornar um recurso eficaz na vida escolar e na assimilação de conteúdos referentes a diversos assuntos estudados no contexto escolar.
Com a música  é possível ainda despertar e desenvolver nos alunos sensibilidades mais aguçadas bem como discutir seu ritmo, sua letra, principalmente quando contextualizada no momento histórico. Toda arte é também expressão política e a música tem seu lado histórico a ser explorado.
O educador também não pode esquecer que é na tela de um computador que atualmente podemos nos conectar com o mundo e que o universo passa a ser visto em todas as escalas possíveis fazendo uso de dados que incluem imagens do mundo inteiro em diferentes resoluções com grande quantidade de informações visual interpretável.

O Professor não pode esquecer que na sociedade da informação surgiu uma nova forma de ensinar centrada no poder das informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário