Já está mais do que claro que os meios de comunicação são grandes aliados do educador por causar um grande impacto na educação escolar e na vida cotidiana dos educandos.
Na medida que a curiosidade nascida na rua, em casa, nos livros e nos diferentes contatos que os educandos têm com o "mundo" cresce, torna-se mais difícil ser elucidada apenas com uma simples aula expositiva. Surge então a importância do uso de Recursos Didáticos que deixem as aulas mais atraentes, dinâmicas e participativas, os alunos mais interessados pelos assuntos trabalhados e suas curiosidades mais perto de serem sanadas.
Afinal, quais recursos podem ser usados ?
A resposta é simples: Todo e qualquer recurso que vise a realidade do aluno. A televisão é uma grande aliadas pois alem de tornar as aulas menos monótonas e mais dinâmicas, prende a atenção e contribue para uma aprendizagem mais significativa. Ela éconsiderada o maior veículo de comunicação de massa, porque é ela que atinge a maior quantidade de público e também a que mais influencia. Suas mensagens são recebidas em praticamente todos os lares e em todas as camadas da sociedade, sendo o mais poderoso meio de comunicação do século XXI. Cabe ao professor usá-la de forma positiva buscando programas que os alunos assistam e tentem relacionar com os conteúdoss trabalhados promovendo debates e discussões que possam esclarecer dúvidas e questões relacionadas com o dia-a-dia.
Os textos e as Imagens, os slides e os vídeos, também podem servir de referencia para ilustrar ou mostrar conteúdos de maneira atual e bem dinâmica.
A música é também uma grande aliada pois independente do genero musical apreciado pelos alunos, o professor pode trazer temas que são discutidos nas mesmas e buscar interpretá-las nas aulas. Ela está muito ligada á cultura brasileira pois alem de convivermos com ela ao longo de nosso dia-a-dia, no trabalho, em casa, na rua, . . . pode se tornar um recurso eficaz na vida escolar e na assimilação de conteúdos referentes a diversos assuntos estudados no contexto escolar.
Com a música é possível ainda despertar e desenvolver nos alunos sensibilidades mais aguçadas bem como discutir seu ritmo, sua letra, principalmente quando contextualizada no momento histórico. Toda arte é também expressão política e a música tem seu lado histórico a ser explorado.
O educador também não pode esquecer que é na tela de um computador que atualmente podemos nos conectar com o mundo e que o universo passa a ser visto em todas as escalas possíveis fazendo uso de dados que incluem imagens do mundo inteiro em diferentes resoluções com grande quantidade de informações visual interpretável.
O Professor não pode esquecer que na sociedade da informação surgiu uma nova forma de ensinar centrada no poder das informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário