Para isso, faz-se necessário que ele seja incentivado a construir os pré-requisitos indispensáveis para a leitura de mundo, concepção fundamental para o ensino e a aprendizagem das Ciências Humanas, por se tratar de ciências que prezam a análise e a criticidade de quem estuda/aprende.
Um bom exemplo do que acaba de ser dito é a letra da canção que segue onde o autor da margem a inúmeras possibilidades de interpretação.
Brasis
Seu Jorge
Composição de Seu Jorge/Gabriel Moura/ Joviniano
Tem um Brasil que é próspero
Outro não muda
Um Brasil que investe
Outro que suga. . .
Um que sunga
Outro de Gravata
Tem um que faz amor
E tem o outro que mata
E tem o outro que mata
Brasil do ouro
Brasil da Prata
Brasil do balacochê
Da Mulata. . .
Tem um Brasi que é lindo
Outro que fede
O Brasil que dá
É igualzinho ao que pede. . .
Pede paz, saúde
Trabalho e dinheiro
Pede pelas crianças
Do País inteiro
Lararará!. . .
Tem um Brasil que soca
Outro que apanha
Um Brasil que saca
Outro que chuta
Perde, ganha
Sobe, desce
Vaià luta, bate bola
Porém não vai à escola. . .
Brasil de cobre
Brasil de lata
É negro, é branco, é nissei
É verde, é índio peladão
É mameluco, é cafuso
É confusão
Oh! Pindorama eu quero
Seu porto seguro
Suas palmeiras
Suas feiras, seu café
Suas riquezas
Praias, cachoeiras
Quero ver o seu povo
De cabeça em pé . . .( 2X )
( Repetir a letra )
Quero ver o seu povo
De cabeça em pé. . .( 2X )
É verde, é índio peladão
É mameluco, é cafuso
É confusão
Oh! Pindorama eu quero
Seu porto seguro
Suas palmeiras
Suas feiras, seu café
Suas riquezas
Praias, cachoeiras
Quero ver o seu povo
De cabeça em pé . . .( 2X )
( Repetir a letra )
Quero ver o seu povo
De cabeça em pé. . .( 2X )
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