quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ALERTA!!!

Você sabia que ao fumar um cigarro tem a possibilidade de entrar em contato com 4.700substâncias? E o pior, a cada dia que passa descobrem-se mais elementos tóxicos adcionados ao fumo, que entram em contato com as nossas entranhas, sejamos fumantes ativos ou passivos?
Pois bem, num informe do hospital Infantil de Toronto, no Canadá, foram enccontrados resíduos de nicotina em fios de cabelos de 23 bebês cujas mães não consumiram tabaco mas respiraram a fumaça dos maridos ou colegas de trabalho, durante a gravidez. Os bebês só tinham entre 1 e 3 dias  de nascidos, quando foram tirados uns bocadinhos de cabelo. As mães aspiraram uma fumaça que não era delas e a nicotina chegou até a pontinha dos cabelos dos filhos que ainda estavam dentro das suas barrigas.
Das milhares de substâncias inaladas, não há referência a que qualquer delas possa fazer bem à saúde. Imaginem, bem a situação "escolhida livremente" pelo futuro fumante. Ele decide inalar dia após dia, ano após ano, década após década, milhares de substâncias ruíns para sua saúde(e ainda paga por isso). Substâncias que lhe diminuem o fôlego, estreitam suas artérias e veias, fazem-lhe câncer, um buraco no estômago ou torna-o banguelo. . . .
Tais substâncias passeiam por todo o organismo, podendo atingir desde os olhos, provocar cegueira por catarata ou por alteração da retina e ir até na bexiga, provocando câncer. Gastrite, úlcera de estômago ou de intestino, câncer de rim e do pâncreas, são doenças, hoje em dia, claramente associadas ao tabagismo e, como o trajeto é direto até chegar aos alvéolos , câncer de boca, de laringe e de pulmão são figuras classicas em qualquer estudo. Câncer do esôfago e de colo do útero, idem. Pensem bem antes de começar a fumar!

                                                                           Disponível em http://www.cigarro.med.br/cap18.htm.


Elaborem cartazes para uma campanha antifumo. Use imagens, textos e frases para realizar um trabalho de conscientização sobre os efeitos maléficos que o cigarro causa no organismo humano.Escolha um nome para a sua campanha e boa sorte! As mudanças dependem de nossas atitudes. A sociedade agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário