terça-feira, 30 de agosto de 2011

TÉCNICA X TECNOLOGIA

No mundo atual a palavra tecnologia está na moda e quase todos os meios de comunicação associam as propagandas às novidades tecnológicas. Atualmente, estamos cercados por produtos eletrônicos que passaram a fazer parte da vida e do imaginário coletivo. Seja criança, jovem ou adulto, todos passaram a consumir produtos de alta tecnologia, os quais têm causado uma revolução nas comunicações, produção de bens, estruturas de emprego e até na própria condição humana.
Assim, cabe deixar claro a diferença entre os termos técnica e tecnologia que embora  usados muitas vezes como sinônimos, não querem dizer a mesma coisa. Ambos vêm do grego techne, que na civilização grega antiga designava o ofício dos artesãos ou artes em geral.Com o passar do tempo a palavra técnica adquiriu sentido amplo e foi associada a procedimentos e habilidades transmitidas de uma geração a outra que podiam trazer resultados considerados úteis. É por isso que a técnica se refere ao saber fazer humano: construir objetos mamusear ferramentas, discursar ou dominar técnicas esportivas, cujo uso pode resultar em objetos: casa, utensílios, ferramentas, . . .
Já a palavra tecnologia, vem da junção entre techne e logos, também do grego antigo, que quer dizer pensamento organizado, sugerindo que ela é o pensamento ou discurso científico sobre as técnicas.
A técnica é o conhecimento prático que não envolve, necessariamente, nenhuma teoria ou ciência ao contrário da tecnologia que diz respeirto a teorias, experiências ou aplicações sobre os materiais ou processos usados nas técnicas, portanto, uma aplicação científica sobre as técnicas.
A tecnologia surgiu com a instituição da ciência moderna, a partir do século XVII. Antes disso já eram organizados estudos e experiências de caráter científico, como os realizados por Leonardo da Vinci e Galileu Galilei.
Cabe ressaltar que os conhecimentos e as técnicas não se propagaram igualmente em todas as culturas e lugares. Sua evolução se deu em fases distintas.
Na Pré-História predominou a técnica do acaso, em que não havia a intenção deliberada de criar, desenvolver ou transmitir as técnicas. Com as grandes civilizações, o saber tecnico surge com a figura do artesão, que dominava as técnicas e habilidades e as transmitia a seus aprendizes. A partir do século XIX foi que surgiu o estudo consciente das técnicas aliado ao modo de pensar da ciência moderna: um saber organizado e centrado em experiências e teorias. O período posterior `Revolução Industrial, tivemos os métodos fabris de manufatura, da produção de massa e da automação, com o uso de computadores e sistemas de comunicação.
Foi no período da Pós-Revolução Industrial que alguns autores passaram a afirmar que o conjunto de técnicas de cada período forma uma espécie de sistema que interligadas não podem ser compreendidas fora do todo a que pertence.
É esse avanço que autoriza-nos a falar hoje em globalização e sociedade da informação, época da máquina capaz de receber e armazenar, processar e redistribuir informações em velocidade espantosa: o computador.


                                                      GIANSANTI, Roberto-Tecnologias e Sociedade no
                                                      Brasil Contemporãneo, São Paulo, 2006                   
                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário