quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI

O Século XXI trouxe para a humanidade contradições de todas as ordens: otimismo e esperança pelo desonhecido, incertezas, medos e ansiedades que passeiam pela mente humana. Atualmente, as incertezas são bem maiores para uma grande parte da humanidade, que no século anterior.
Segundo Ibernón, in educação e contemporaneidade, p. 354, apud Revista da FAEEBA, "não há nada seguro abaixo do sol" pois encontramo-nos diante de uma nova forma de ver o tempo, o poder, o trabalho, a comunicação, a relação entre as pessoas, a formação, as instituições, a velhice, a solidariedade, ...
O fato é que a globalização econômica e financeiraresultante da política neoliberal imposta aos países industrializados e emergentes, passou a exigir um homem e uma mulher mais preparados para enfrentar o cotidiano familiar, social, laboral e cultural. Os avanços da tecnologia e da informática são uma força decisiva que mudou a maneira de pensar, sentir e atuar exigindo um perfeito domínio da informática e suas aplicações, invadindo o rítmo cotidiano da sociedade atual.
Muitos autores analisam os paradoxos da tecnologia onde apontando as vantagens e os perigos da era da informática assinalando que ao mesmo tempo que os inventos tecnológicos constituem uma esperança para um mundo mais humano, garantindo um nível de subsistência para as pessoas, observam também que em nenhum momento da história tivemos um aumento tão significante de pessoas que vivem desprovidas de saúde,moradia e educação.
Tais autores alertam os perigos das novas tecnologias no ensino, já que podem dificultar a formação de hábitos de estudo e provocar transformações nas práticas e funções dos educadores, necessitando que estes aproveitem o potencial da tecnologia para atender aos interesses e ritmos de aprendizagem dos estudantes e descartem o emprego egoísta, abusivo e sem ética do aparelho tecnológico pois poderá colaborar  para a formação de indivíduos acríticos e de um mundo desumano.
A tecnologia necessita ser analisada dentro do contexto atual e sobre diferentes prismas pois pedagogicamente a internet é uma importante ferramenta para se obter informações, de atualizações, de educação permantnte e de comunicação sem fronteiras. É uma ferramenta que se usada adequadamente trará grandes benefícios aos usuários. Politicamente vemos que os políticos( governantes ) investem muito em tecnologias sem necessariamente melhorar ou investir na qualidade de ensino, o que só beneficia aqueles que lucram com a venda de aparelhos tecnológicos, permitindo reduzir os gastos com o público, com o salário dos professores que já são vítmas das reduções de gastos, com o congelamento de salários, trabalhando mais e ganhando menos.
No Século XXI, a sociedade informacional  requer uma educação intercultural quanto aos conhecimentos e  valores, assim como a "vontade" de corrigir a desigualdade das situações e de oportunidades.
A educação necessita ser vista como uma prática social concreta e não como um fato abstrato, distante, descontextualizado. A escola precisa ser revista, adaptada às novas exigências e necessidades de um mundo que está sempre em transformação.
As novas tecnologias podem contribuir para a melhoria do ensino. Porém, os equipamentos em si só não podem operar milagres pois elas não são a solução para todos os problemas. No ´Século XXI necessitamos uma educação que permita a convivência entre as diferentes culturas, dê prioridade ao ensino por toda a vida, utilize todo o potencial das novas tecnologias, não se limite às classes, que tenha implicações com as famílias, que forme para a autonomia e a responsabilidade, que potencialize o pensamento crítico, criativo e solidário.
Necessitamos agir e revolucionar quase tudo: conteúdos, métodos, espaços e sobretudo a visão da realidade, capaz de oferecer aos educandos uma autêntica igualdade de oportunidades
A recuperação do conceito de educação passa pela busca de justiça social, igualdade, liberdade e ações concretas e práticas, onde a educação básica permita que a criança e o adolescente cresçam em dimensão ética e cultural, científica e tecnológica, econômica e social e a universitária, prepare e preocupe-se com a educação continuada e a garantia do patrimônio cultural.
Para concluir é oportuno afirmar que a educação é um elemento chave de desenvolvimento sustentável para a paz e a estabilidade de um país e, sobretudo, é um direito humano fundamental, tornando-se imprescindível a união de forças para que:
- Todos os indivíduos em idade escolar tenham acesso ao ensino de boa qualidade;
- Os governantes elaborem programas de educação para a erradicação do analfabetismo;
- Sejam propiciados aos professores, recursos de reciclagem, de atualização na área pedagógica.
-Haja uma inversão nas condições de trabalho e no salário dos professores.
-A formação curricular seja flexível e enfatize mais a formação do que a informação. . .

                                                       PARA REFLETIR

Só através  da educação e conscientização do cidadão, é possível começar o processo de reversão e de humanização.Portanto, uma disposição política é condição indispensável para uma verdadeira transformação social.

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