sábado, 21 de janeiro de 2012

UM SÉCULO DE CONQUISTAS

Não se pode negar que o século XX foi palco de muitas catástrofes: guerras, crises, desigualdades sociais, bombas atômicas, . . . O século XXI não começou de forma diferente. Os atentados terroristas aos Estados Unidos, a guerra dos norte-americanos no Afeganistão e no Iraque e a intensificação do conflito árabe-israelense são alguns acontecimentos que acrescentaram mais ameaças à paz mundial. No mesmo sentido, no final de 2008 e início de 2009 ganhou impulso uma forte crise econômico-financeira, que começou nos Estados Unidos, espalhou-se pela Europa, Ásia e América afetando toda a economia global.
Diante desse quadro pouco promissor, cabe destacar as lutas e conquistas de muitos segmentos sociais durante o século XX: A declaração Universal dos Direitos Humanos, os Direitos Civis da comunidade negra norte-americana, as leis trabalhistas, o voto feminino, dentre muitos outros exemplos, estão incluídos nas conquístas mais significativas dos últimos cem anos.
Diante do exposto, cabe ressaltar que esse foi um período de contradições e paradoxos: progresso científico e armas de destruição em massa; crescimento da produção ao lado do crescimento das desigualdades sociais, da exclusão e da miséria; valorização da paz e da diplomacia como forma de negociação entre as nações e o grande número de guerras.
No entanto, a história continua. Basta observar os indicadores sociais, econômicos, políticos, culturais das sociedades que fazem nosso mundo: eles mostram que a desigualdade entre os países crescem dia a dia, o que provoca constantes tensões e conflitos. Pode-se perceber o ritmo da História ainda na ação de diversas pessoas organizadas em movimentos por todo o mundo, com o objetivo de buscar entendimentos globais, resolver os problemas do campo e das cidades, as guerras, os conflitos étnicos, a destruição da natureza etc.
É importante não esquecermos que os papéis de uma nova geração não estão predefinidos e as possibilidades permanecem abertas no sentido de construir um novo mundo, de buscar uma maior harmonia global.




Nenhum comentário:

Postar um comentário